im-a-epresa

Fazendas Reunidas Santa Maria

O Brasil possui o maior rebanho comercial do mundo e os índices de produção e produtividade estão se elevando a cada dia. Entre outros fatores, esse patamar atual da pecuária Nacional deve-se principalmente à mudança no perfil do Fazendeiro, que hoje, além de ser um grande empreendedor, é também empresário, contador e especialista em finanças. É justamente esse raciocínio que inspira nosso trabalho nas Fazendas Reunidas Santa Maria, Ltda.

Há mais de quatro décadas promovendo o desenvolvimento no campo, as Fazendas Reunidas Santa Maria LTDA consolidaram sua marca através da qualidade dos seus reprodutores e o respeito e dedicação aos seus clientes.

Nos municípios de Feira de Santana e Iramaia, na Bahia, é aonde estão localizados os rebanhos Nelore nas variedades Mocho e Padrão Puro de Origem. A busca constante pelo equilíbrio entre a rusticidade, acréscimo em produtividade, adaptabilidade, docilidade e padrão racial fazem parte do nosso trabalho.

O proprietário e selecionador Ângelo Calmon de Sá atua ativamente no processo de seleção e reprodução do seu rebanho Nelore nas variedades Mocho e Padrão. Pioneiro na produção de Nelore Mocho de altíssima qualidade, Ângelo de Sá recebeu inúmeras premiações, como a que recebeu com o touro Haratan da SM – FSM 3438 (Belmo da SM x Calina da SM), que foi o Reservado Campeão Bezerro da Raça Nelore Mocho na EXPOINEL 2004 – Uberaba/MG, a mais importante exposição da raça Nelore e Nelore Mocho do Brasil. Esta premiação deu o título de Melhor Expositor e Criador do Ranking Regional etapa 2003/2004 às Fazendas Reunidas Santa Maria Ltda.

Assim, contribuimos para uma pecuária eficiente e moderna no trópico semiárido através de um rebanho zebuíno que além da pureza racial, possa exibir excelentes índices zootécnicos para eficiência reprodutiva e de desempenho a pasto.

im-a-epresa

Fazenda Santa Maria – Feira de Santana/BA

É no Município de Feira de Santana, distante 120 Km da capital Salvador/BA que localiza-se a fazenda Santa Maria, unidade de criação de matrizes e reprodutores das raças Nelore e Nelore Mocho.

É na Santa Maria que a seleção genética é realizada criteriosamente, com base nos dados de índices zootécnicos, como: idade ao 1º. Parto, intervalo entre partos, peso de desmama e pesagens mensais dos animais para cálculo do GMD, além das avaliações genéticas de Mérito Genético Total (MGT) e Diferenças esperadas para as progênies (DEPs) realizadas pela ANCP/USP, com supervisão dos técnicos e do geneticista e Prof. Raysildo Lobo.

O proprietário Angelo Calmon de Sá em conjunto com o zootecnista e gerente regional Ramon Freitas, participa ativamente do manejo dos animais e na indicação dos acasalamentos visando a produção de matrizes e touros melhoradores para precocidade, fertilidade e rusticidade.

Toda escrituração zootécnica é realizada pelos funcionários treinados do escritório  da fazenda em Feira de Santana e enviados a ABCZ – Salvador para controle dos nascimentos e futuros registros dos animais PO (puros de origem).

im-a-epresa

Fazenda Nova Esperança – Município de Iramaia/BA

Fazenda localizada no sertão baiano, terra de adversidades climáticas, onde desenvolvemos animais rústicos, adaptados à realidade do sertão. É nesta unidade que são selecionadas as matrizes comuns que são colocadas em monta a campo com reprodutores PO ou inseminadas com sêmen de touros melhoradores para as características de ganho de peso, habilidade materna e precocidade.

A fazenda é formada por pastagem de capim buffel, resistente à seca e ao pisoteio. Parte das pastagens são divididas em piquetes menores para o pastejo rotacionado principalmente para as novilhas e vacas gestantes e paridas.

As fêmeas apartadas são selecionadas e ficam quase 100% na fazenda para futuras matrizes, os machos quando apartados são levados para a unidade de Nossa Senhora Aparecida – Jequitinhonha/MG, onde serão recriados e terminados para abate.

Todo controle zootécnico é realizado pelos funcionários  do escritório local da fazenda e supervisionados pelo gerente regional Agripino Ramos.

Fazenda Nossa Senhora Aparecida – Municipio de Jequitinhonha (MG)

É no município de Jequitinhonha, no Vale do Jequitinhonha em MG, a 670 km da capital Belo Horizonte, que se encontra o núcleo de recria e terminação de Nelore das Fazendas Reunidas Santa Maria LTDA.

Atualmente, cerca de 97% do seu rebanho é constituído por animais Nelores provenientes das Fazendas Reunidas Santa Maria (Feira de Santana) e da Fazenda Nova Esperança (Iramaia), ambas localizadas no estado da Bahia.

Devido à semelhança entre as regiões, torna-se possível analisar, através dos resultados obtidos a campo, o desempenho e o comportamento da progênie dos nossos reprodutores, sendo as unidades de Minas Gerais um espelho da produtividade da Genética Santa Maria para os parceiros e produtores brasileiros.           

Na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, os animais são recriados totalmente a pasto até atingirem peso médio próximo a 420 kg (14@), sendo suplementados apenas na terminação. Os animais na fase final do seu desenvolvimento recebem suplementação proteico-energética no cocho e têm como volumoso a pastagem, sendo os bovinos abatidos aos 540 Kg (18@).

De acordo com o fechamento do ciclo 2015-2016, obtemos os seguintes índices produtivos:

Índice
Média Brasileira
Média Fazenda NSA
Tx. mortalidade: Bezerros pós-desmama
3%
1%
Tx. mortalidade: Animais adultos
2%
1%
Taxa de Abate (recria e terminação)
50%
54%
Rendimento de Carcaça
53%
56%
Lotação
0,5 UA/há
0,67 UA/ha
Idade de Abate (meses)
48
37
Período de Suplementação (dias)
53
Consumo suplemento (kg/animal/dia)
2,26
Ganho de Peso com Suplemento (kg/animal/dia)
Ganho de Peso a Pasto (kg/animal/dia)
Preço médio pago na @ ano 2016 (R$)
R$ 146,00

A Fazenda Nossa Senhora Aparecida vem trabalhando na busca constante por melhorias na eficiência produtiva.

Assim, através da associação entre a Seleção Nelore, de um rígido controle sanitário, manejo consciente da boiada e da adoção do uso de tecnologias alimentares, já é possível observar no rebanho a redução na idade ao abate e aumento no rendimento da carcaça, sendo a meta para o ano de 2017 reduzir a idade média de abate para os 30 meses.

© 2017 Fazendas Reunidas Santa Maria

Top